A automação da cadeia logística é o uso de tecnologias e sistemas avançados para melhorar e otimizar o fluxo de informações e materiais em uma cadeia de suprimentos. Esse processo pode incluir mecanismos como rastreamento de inventário em tempo real, planejamento e otimização de rotas de transporte, além de gerenciamento de estoque e embalagem automatizada.
Vamos entender melhor sobre o assunto na entrevista com o Silas Marcelo Alves Faria, analista de sistemas, especialista lean e gerente de inovação da TPC Logística Inteligente. Confira!
O propósito da automação da cadeia logística é aumentar a eficiência, reduzir os custos e melhorar a precisão e a velocidade das operações logísticas. Além disso, outro fator importante a ser considerado com a automação é a confiança e a previsibilidade nas etapas automatizadas.
Isso é alcançado por meio da automatização de tarefas e processos manuais, reduzindo ou eliminando erros humanos e fornecendo visibilidade em tempo real sobre o estado de cada fase. Ainda, ajuda a aumentar a flexibilidade e a escalabilidade das operações, melhorando a capacidade de lidar com picos de demanda e mudanças repentinas.
Ela envolve o uso de tecnologias e de sistemas avançados para melhorar e otimizar o fluxo de informações e materiais. Desse modo, pode englobar vários elementos, como:
Essas tecnologias trabalham juntas para aumentar a velocidade e a precisão das operações, diminuindo os custos e melhorando a eficiência geral da cadeia logística.
A automação da cadeia logística pode ajudar a reduzir os custos de várias maneiras, começando pela menor demanda por mão de obra operacional, mas veja outros benefícios.
Uma das principais vantagens da utilização de softwares de logística é a redução significativa de custos. Por meio deles, é possível otimizar e reformular o manejo de produtos, a rota de entrega, o custo operacional e o tamanho da equipe, além da capacidade de adaptação a novas situações que exigem mudanças nesse setor. Assim, é possível obter grande economia dentro da empresa.
Com a automação, a empresa identifica erros cometidos e evita-os. Isso porque o software tem a capacidade de suprimir processos manuais, desde a contagem de estoque até o custo de transporte. Dessa forma, a probabilidade de erro é quase inexistente. Os resultados se tornam mais precisos e organizados, simplificando a compra de mercadorias, a rotatividade de estoque e a geração de relatórios baseados em feedbacks e reclamações.
A automatização dos processos logísticos facilita a visão abrangente da cadeia de suprimentos e outras áreas, possibilitando aos gerentes e trabalhadores acompanharem com maior rapidez todos os movimentos. Isso, por sua vez, possibilita uma tomada de decisão mais eficiente e economiza tempo na definição e no monitoramento de métricas logísticas.
A automação de tarefas manuais, como o rastreamento de inventário e o gerenciamento de estoque, tem se tornado cada vez mais importante. Isso libera os colaboradores de tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, permitindo que eles se concentrem em atividades mais estratégicas.
Além disso, ajuda a reduzir erros humanos e a aumentar a eficiência, permitindo fazer mais em menos tempo. Ainda, auxilia a melhora do fluxo de trabalho, liberando tempo para os funcionários se dedicarem a treinamentos, job rotation e outras atividades que aumentem seu conhecimento técnico e prático.
Além dos benefícios já mencionados, há outros como a escalabilidade, a previsibilidade, a segurança e a melhoria da satisfação do cliente.
Existem vários passos que as empresas podem seguir para tornar a cadeia produtiva automatizada, confira quais são eles:
A TPC Logística Inteligente é uma empresa que se destaca pelo seu time de profissionais especializados, comprometidos em oferecer soluções logísticas inteligentes e adequadas a cada modelo de negócio. Esses profissionais são experientes em diversos segmentos de mercado, como telecom, cosméticos, bens de consumo, indústria, óleo & gás, farmacêutico, entre outros.
A TPC desenvolve a automação dos processos logísticos para garantir rastreabilidade em tempo real, visibilidade de todas as etapas da cadeia e integração de todos os atores por meio da sua plataforma LIS, além de estar preparada para escalar sem perder agilidade e segurança.
A empresa também investe continuamente em inovação, buscando padronizar todas as operações com as suas melhores práticas e indicadores de performance. Para isso, conta com times de retaguarda especializados, que garantem a conformidade com as legislações vigentes, assim como com questões regulatórias, de meio ambiente, de segurança da informação e da LGPD, planos de continuidade do negócio e recuperação de desastres.
Portanto, a automação da cadeia logística não é uma solução plug and play. É importante que as empresas envolvam todas as equipes relevantes no processo de planejamento e implementação, incluindo operações, engenharia, segurança do trabalho, tecnologia da informação, sistemas, finanças e fiscal, para garantir que todas as perspectivas sejam levadas em conta. Além disso, é preciso continuar monitorando e avaliando o desempenho dos sistemas, para que eles possam ser ajustados e otimizados à medida que o histórico de execução é gerado.
Outro ponto importante é que a automação deve ser pensada como um meio para alcançar objetivos estratégicos, e não como um objetivo final. Isso porque é uma ferramenta para ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes, flexíveis e competitivas, mas não se deve esquecer que a liderança e a cultura organizacional são fundamentais para o sucesso no longo prazo.
Ficou interessado na automação de cadeia logística ou tem alguma dúvida? Você pode entrar em contato conosco para todo tipo de esclarecimento!