Já parou pra pensar em quanto tempo você perde procurando coisas? Se você acha que desperdiça muito tempo, imagine uma empresa com milhares de produtos no seu estoque! Por esse motivo, é preciso criar estratégias para manter a organização e a produtividade. E para isso existe o slotting.
O metro quadrado cada vez mais valorizado e o aumento do mix de produtos obrigaram as empresas a otimizar o uso do espaço com estruturas verticalizadas, picking fracionado e outras estratégias. Essa evolução trouxe consigo um grande desafio: como otimizar o armazenamento sem perder a produtividade?
Neste artigo, você descobrirá o que é e como funciona o slotting, os benefícios de aplicar essa estratégia e, claro, as melhores práticas para você implementar agora. Pronto para elevar o patamar da sua central de distribuição (CD)? Então continue a leitura!
Trata-se de uma estratégia que tem por objetivo otimizar o espaço de uma área de armazenagem. Para isso, conta com ferramentas e metodologias que devem ser aplicadas em todo o processo de armazenamento, desde o recebimento dos produtos até a preparação e a reposição.
A sua aplicação permite, por exemplo:
Para funcionar de forma adequada, o primeiro passo é definir um dono para o processo. Geralmente, o gerente de logística é o responsável por definir a estratégia de endereçamento dos produtos.
O passo seguinte é contar com um sistema de gerenciamento de estoque eficiente, sendo o WMS o mais adequado para gerir o armazém. Esse sistema deve contar com formas práticas de identificar, rastrear e movimentar as mercadorias, além de poder ser acessado por toda a equipe por equipamentos como coletores ou outros mais modernos, como por luz, óculos ou voz.
Por fim, é a hora de definir o endereço (rua, posição e altura) de cada mercadoria mediante a estratégia escolhida. Vale salientar que várias estratégias diferentes podem ser adotadas para diferentes grupos de produtos.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o slotting, vejamos os principais benefícios de aplicar essa estratégia. Confira abaixo!
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M acumula alta de 10,70% nos últimos 12 meses, enquanto o INCC acumula alta de 11,59% nesse mesmo período. Esses são os índices mais utilizados nos contratos de locação, e essa visão deixa claro o quanto é preciso otimizar o espaço.
Com uma gestão eficiente dos itens, é possível aumentar o mix de produtos e, ao mesmo tempo, aumentar o giro do estoque e minimizar o desperdício, otimizando a área de armazenagem e reduzindo os custos de locação.
Um dos princípios básicos que aprendemos na escola é que a menor distância entre dois pontos é uma reta. Mas o que a matemática tem a ver com o slotting? Embora não pareça, tem tudo a ver. Quanto mais obstáculos ou rotas tiver o processo de picking, menos produtivo ele será.
Dessa forma, quando você organiza o estoque de forma a diminuir a movimentação no picking e o retrabalho no processo de conferência e otimização da carga, consegue fazer mais em menos tempo.
Já parou para pensar na complexidade de trabalhar com milhares de produtos diferentes, centenas ou até milhares de colaboradores, vários turnos e processos distintos rodando ao mesmo tempo? Agora imagine tudo isso sem ter como fazer um rastreamento?
A facilidade de rastreio é sem dúvidas um dos maiores benefícios gerados por essa estratégia.
Muitas vezes, quando falamos de estratégias ou processos, as pessoas acham que isso tende a “engessar” o fluxo. Com o slotting, é justamente o contrário. O seu objetivo é permitir o fluxo contínuo e harmônico de pessoas e máquinas. E, para funcionar de modo correto, é preciso analisar e ajustar tudo continuamente.
Neste ponto, você já deve ter entendido o quão importante é essa estratégia para a gestão do armazém. Agora você pode estar se perguntando: como fazer isso? Para ajudá-lo a ter essa resposta, logo abaixo encontram-se os principais fatores que você deve considerar para determinar a melhor localização para os seus produtos. Confira:
Neste artigo, você aprendeu o que é e como funciona o slotting. Também descobriu os seus principais benefícios, como produtividade, rastreabilidade e melhoria de fluxo. Viu ainda alguns passos para colocá-lo em prática no seu armazém.
Você já conhecia essa estratégia ou foi uma descoberta para você? Acha que faltou algum ponto importante ou ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!