A gestão de armazém envolve processos e operações que visam à organização, ao deslocamento de itens, à formação de estoques, à entrada e à saída de produtos.
Entre essas operações, a paletização de cargas é uma das mais importantes.
Confira o conteúdo a seguir e veja em que consiste essa operação e as vantagens que oferece!
A paletização de cargas é uma operação muito usada nos armazéns para deixar a organização do estoque facilitada, bem como para simplificar o manuseio dos itens, principalmente no embarque para o transporte.
Por meio de uma estratégia de unitização de cargas, isto é, o agrupamento de muitos volumes, formando um só. Desse modo, a movimentação de materiais fica mais fácil, tornando-se mais rápida.
Na paletização, os itens são organizados compactamente, em forma de paletes (pallets, em inglês) que são manuseados com o auxílio de empilhadeiras e de outras máquinas.
Os itens, em geral embalados, são colocados sobre o palete com a ajuda de empilhadeiras. Depois, são usadas fitas ou plástico filme para fixar as mercadorias, assegurando a consolidação durante o deslocamento delas.
Há diversos tipos e modelos de paletes, que variam conforme critérios diferentes. Vamos analisar quais os tipos segundo os materiais e os padrões.
Os paletes podem ser construídos de diferentes materiais: madeira, plástico, papelão, metal e outros. Vamos ver brevemente os mais usados:
É o mais usado dos paletes. É fabricado em tábuas de madeira e apresenta uma estrutura mais simples. Usualmente, ele acomoda cargas leves, de pequenas a médias dimensões.
O plástico usado na produção do palete pode ser reciclável ou não, oferecendo mais resistência e mais durabilidade do que a madeira.
O palete de plástico é comumente usado para cargas maiores, de maior peso, com indicações para ambientes úmidos ou onde existe proximidade com substâncias químicas.
O palete também pode ser feito de aço ou alumínio, oferecendo grande resistência e muita durabilidade. É mais usado em indústrias de produtos alimentícios e de produtos químicos. Também é útil em ambientes com muita umidade.
O palete de papelão é mais leve e, portanto, mais fácil de manusear. Dessa forma, é um modelo indicado para cargas mais leves, com pouco volume.
Além dos materiais citados, há medidas destinadas ao desenvolvimento de paletes em outros materiais. Destaca-se, no Brasil, o Projeto CocoPallet, que produz paletes de fibra de coco, que é uma alternativa mais sustentável.
Há diferentes padrões de paletes que podem ser encontrados feitos com os materiais citados. Vamos falar de quatro padrões, que se referem a diferentes países:
Esse é o padrão mais usado em nosso país, correspondendo ao “padrão brasileiro” (P de “padrão” e BR de “brasileiro”). Suas dimensões são de 1.000 mm x 1.200 mm.
É o padrão mais utilizado nos Estados Unidos, destacando-se na indústria de bebidas e de alimentos. As dimensões são de 1.016 mm x 1.219 mm.
Padrão que surgiu na Europa, sendo usado em diversos países europeus. O tamanho desse tipo de palete é de 1.200 mm x 800 mm.
Esse é o padrão mais comum na Austrália, projetado com medidas para suportar um tipo de contêiner (RACE), muito utilizado nesse país.
A paletização é uma ferramenta interessante para muitas empresas. Vejamos alguns benefícios que ela proporciona à empresa ou à indústria:
É necessário se certificar de que a paletização realmente vai oferecer benefícios ao negócio, ao transportador e ao cliente que recebe os produtos. É importante que todos estejam preparados para assumir os gastos com adaptação e treinamento. Também é necessário levar em conta os veículos disponíveis para efetuar esse tipo de transporte.
Geralmente, é uma boa opção para quem trabalha com materiais de diferentes categorias (seja a própria empresa, seja quem recebe os itens) ou para quem precisa que as mercadorias sejam submetidas a alguma fiscalização (Receita Federal, vigilância sanitária). Vale, contudo, lembrar que, em alguns casos, a paletização se torna necessária:
A paletização de cargas é um processo que otimiza o trabalho no armazém. Mas, para que o processo seja bem executado, é importante aplicar algumas práticas. Veja algumas delas:
Aplicando essas práticas, você desenvolverá operações de paletização de cargas mais eficientes e eficazes. Assegurando a integridade dos itens durante a armazenagem deles e seu posterior transporte.
Depois de entender melhor o que é paletização de cargas , confira nossas postagens em outros canais de comunicação. Curta a nossa página no Linkedin e fique por dentro do universo da Logística!