Um ditado popular muito falado, “tempo é dinheiro” sempre fez sentido para a saúde financeira das empresas de logística, pois o tempo poderá ser um grande aliado na redução dos custos, ajudando a trazer muitos outros benefícios.
A importância de contar com bons indicadores para a análise dos gestores faz toda a diferença para compreender a importância na redução do lead time operacional, para a melhoria dos processos e o aumento da competitividade.
Mas, afinal, o que é lead time? Continue a leitura para saber mais sobre o tema!
Para o melhor entendimento do que é lead time, é necessário saber que, pela tradução livre do termo, significa o tempo levado para conduzir todo o processo operacional que envolve o ciclo de produção. Ou seja, significa qual será o tempo total que os clientes aguardarão para todo o ciclo até a entrega.
Antes de continuarmos com o assunto, vale a pena ressaltar que esse “tempo de espera” é bem diferente para o cliente e para a empresa, pois o consumidor cria muitas expectativas no momento da compra e deseja que a sua necessidade seja atendida o quanto antes.
Porém, para cada etapa do ciclo de produção, existe um tempo diferente para ser executada. Conforme a conclusão de cada uma delas é que poderá fazer a mensuração do prazo final executado.
Para o cliente, a visão total é parcial, desde o pedido feito até a chegada do produto. Já para a empresa, a visão é detalhista em todas as etapas operacionais, que completarão o ciclo produtivo.
A definição do tempo vem da Engenharia de Produção, que envolve esse tempo medido para ser gasto pelo sistema de produção da empresa, na transformação da matéria-prima em produto acabado.
O ciclo operacional pertinente para saber o que é o lead time em si segue as seguintes etapas:
É muito importante para as empresas de logística que mantenham um bom planejamento operacional no momento da execução do ciclo produtivo, controlando o tempo gasto de ponta a ponta.
Dessa forma, obter-se-á muitas vantagens em seu processo operacional sendo melhor organizado:
Reduzindo o lead time, a qualidade dos produtos não será prejudicada, os processos operacionais podem ser melhorados, e a imagem da empresa fixa na mente dos clientes que se tornam cada vez mais fiéis.
Assim, a importância do lead time para a logística é tornar-se um forte aliado aos gestores no momento da tomada de decisão e aos clientes, agregando valor, pois ajustará os fatores que determinam o sucesso empresarial. Passa-se a adotar processos mais enxutos e melhorar pontos importantes perante aos concorrentes.
Não basta que o gestor saiba o que é o lead time, empregando as dicas na sua empresa de forma assertiva para otimizar o tempo do ciclo de produção. Um dos desafios da logística operacional é saber como fazer o cálculo para alcançar o tempo ideal na produção, reduzindo o lead time operacional.
Para fazer o cálculo do lead time ideal, é necessário seguir alguns passos essenciais, como:
É fundamental fazer a relação dos insumos necessários para a produção específica de um produto, incluindo todo o material que será utilizado (matéria-prima, mão de obra, produto semiacabado).
Na sequência, é necessário mensurar o tempo gasto para adquirir cada item da lista feita antes, assim como o tempo no deslocamento para a chegada de todos na empresa. Verifique se o fornecedor trabalha apenas nos dias úteis, para contar também os dias que não são trabalhados como uma margem de segurança.
Nessa etapa, a dedicação da análise está voltada para os prazos de aquisição e de recebimento dos insumos. Assim que os itens chegam, considera-se o prazo para inventariar as mercadorias, conferindo de forma organizada e evitando erros de informação.
Na sequência, é bom que se faça o registro do tempo necessário para que o produto fique pronto, finalizado na produção até a sua entrega. É indicado considerar os finais de semana, uma eventual manutenção de máquinas e uma previsão possível de atrasos.
Nessa última etapa do cálculo, é necessário considerar o tempo para a chegada dos insumos, tendo uma maior noção para o cumprimento do prazo de entrega. Sem se esquecer de acrescentar nesta finalização o tempo para embalar o produto, da distribuição porcross-dockinge o transporte para envio até o consumidor.
Para que o aumento da eficiência na prestação dos serviços de entrega fidelize o cliente final, precisa da associação a uma boa gestão da cadeia de suprimentos, além do uso da tecnologia de ponta por meio da logística 4.0, somada a um planejamento estratégico.
Estudando os processos pelos quais o produto passará, todos os envolvidos na operação da linha de produção e da gestão poderão, juntos, otimizar o tempo de espera, por meio de alguns pontos:
Para que o gestor não corra o risco de seus prazos de entrega atrasarem, ou de ficar sem produtos para vender, devido a alguma falha na medição do lead time, sempre é muito importante definir um planejamento da melhoria dos processos operacionais.
Dessa forma, com a análise de cada etapa, avaliando os pontos fortes e fracos de cada uma, a empresa se destaca diante da concorrência, aumentando a competitividade no nicho, além de oferecer uma melhor experiência ao cliente final.
Neste texto, vimos que não basta saber o que é lead time, mas efetuar o seu cálculo em todas as etapas da produção, com margens de segurança. Os clientes consideram apenas o tempo de pedido e de entrega, sem todas as peculiaridades vistas pelas empresas.
Quer saber mais sobre logística? Siga-nos nas redes sociais e consuma conteúdo de qualidade.