Em tempos de logística 4.0, a otimização dos processos logísticos é uma das maiores preocupações...
Como aplicar metodologia 5S na logística
Você entende bem sobre a metodologia 5S? Desenvolvida para auxiliar na otimização de métodos e processos operacionais industriais, essa ferramenta ganhou força e hoje em dia já é utilizada em diversos setores econômicos, como o de logística.
Com a ideia de tornar todos os processos enxutos, a metodologia 5S é parte importante da eficiência de uma empresa. No final, ela oferece como resultado a satisfação de seus clientes, o que alavanca o sucesso de uma organização.
Neste post, explicaremos melhor sobre os fundamentos da metodologia 5S assim como suas vantagens para a logística. Pronto para entender melhor sobre o assunto? Então vamos lá!
Quais os princípios da metodologia 5S?
A metodologia 5S é um processo de padronização de atividades que, quando implementado corretamente, gera um ambiente de trabalho mais organizado, limpo, seguro e eficiente. Seu principal objetivo é reduzir desperdícios e, consequentemente, auxiliar empresas a obterem ótimos resultados no trabalho com o menor custo possível.
Sendo uma das ferramentas da filosofia lean manufactoring — sistema enxuto de manufatura desenvolvido pela Toyota no Japão — a metodologia 5S representa cinco palavras japonesas que, quando traduzidas para o alfabeto romano, começam com a letra “S”. Conheça esses princípios a seguir.
Seiri — senso seletivo
O primeiro princípio tem o objetivo de selecionar para a sua área de trabalho aquilo que for útil. É preciso considerar equipamentos, ferramentas e materiais que são verdadeiramente importantes, os itens supérfluos, por sua vez, devem ser descartados ou reutilizados.
Algumas perguntas, como as referidas a seguir, podem ajudar nessa seleção. Veja:
- Esse item é necessário? Para quê?
- O que podemos jogar fora?
- O que pode ser guardado?
- Onde esse item seria melhor utilizado?
Se não conseguir responder a todas as perguntas, separe o material para uma nova análise posteriormente.
Se bem empregado na logística, o primeiro princípio já possibilita a diminuição do tamanho do estoque ou dos itens desnecessários para a operação de determinada empresa. Além disso, ele reduz o custo com o armazenamento, facilita sua limpeza e melhora o fluxo de circulação dentro do setor com o ganho de espaço.
Seiton — senso de organização
No Seiton, a prioridade é disponibilizar de forma ordenada os principais itens de trabalho, de modo que eles fiquem dispostos em locais de fácil acesso e alcance imediato. Isso visa facilitar o cotidiano dos trabalhadores.
Assim, a ideia é organizar o ambiente com a separação dos produtos em locais determinados e identificação padronizada com placas, etiquetas, setas, marcações etc. Uma pergunta que pode ajudar nesse caso é: “como posso classificar esse item?”.
Os resultados da implantação desse senso na logística são surpreendentes. No estoque, por exemplo, ele permite a identificação ágil dos itens a serem separados, ou seja, facilita a identificação de itens no trabalho. Com isso, você ganha tempo para realizar outras atividades, diminui o deslocamento e reduz o número de locais inseguros para resguardar determinados objetos.
Seiso — senso de higiene
A limpeza também é importante para construir um ambiente de trabalho agradável. Afinal, um local limpo é capaz de influenciar positivamente as pessoas. Diante disso, o terceiro senso objetiva facilitar a higienização dos locais produtivos, eliminando a sujeira e também objetos desnecessários para aquela atividade.
Ademais, o Seiso prioriza entender o que está causando tanta sujeira naquele determinado lugar. Para identificar isso, perguntas como as seguintes podem ajudar nas medidas preventivas e de conservação da limpeza no local de trabalho. São elas:
- O que está causando a sujeira do setor?
- Qual o tipo de limpeza é necessário para manter o ambiente limpo e agradável?
- Com qual frequência essa higienização deve ser feita?
A implantação desse senso na logística contribui com a conservação de equipamentos, melhoria na saúde dos trabalhadores e diminuição de acidentes.
Seiketsu — senso de padronização
Esse senso tem como objetivo fixar os 3S anteriores na rotina de trabalho de toda a empresa. A ideia é que toda a organização incorpore os princípios da mesma forma. Nesse sentido, a padronização visa estabelecer regras para efetuar determinada atividade, dessa forma o trabalho se torna consistente e possibilita que todos saibam realizá-lo igualmente.
Na logística, o senso de padronização tem impacto direto no desenvolvimento das atividades. Com ele, é possível diminuir retrabalhos e perdas efetivas no desdobramento das tarefas. Afinal, rotinas padronizadas permitem a melhoria contínua em qualquer seguimento, uma vez que existe um ponto de referência.
Shitsuke — senso da autodisciplina
A missão do último senso é garantir que todos os outros serão cumpridos. Para que o programa dê certo, é fundamental manter a autodisciplina de todos os funcionários da empresa. A conscientização de todos é o primeiro passo para o sucesso dos 5S. Antes de tudo, é preciso que todos encarem o programa como uma filosofia de trabalho, que oferecerá benefícios a curto, médio e longo prazo para a organização.
A logística só tem a ganhar com a implantação do quinto S. Com ele, é possível manter a qualidade dos processos, aumentar a produtividade, identificar falhas e gargalos e garantir o cumprimento das tarefas diárias.
Quais as vantagens ao implementar a metodologia 5S?
Implantar a metodologia 5S na sua empresa pode propiciar diversas vantagens, dentre as quais podemos destacar:
- redução de custos e riscos;
- maior controle do estoque;
- ambiente de trabalho mais seguro e agradável;
- melhora na saúde dos colaboradores;
- diminuição de desperdícios;
- conservação do meio ambiente;
- melhor aproveitamento dos espaços;
- aumento da produtividade;
- mais segurança para as cargas;
- redução de falhas na logística;
- melhoria na qualidade do que é entregue;
- engajamento e satisfação dos funcionários, entre outros.
Nesse contexto, empresas que buscam melhorar seus resultados encontram nas mudanças culturais e nos programas de qualidades o que realmente precisam para atingir tais avanços e, assim, gerar vantagem competitiva continuamente.
A metodologia 5S é capaz de auxiliar as organizações a alcançarem a todas essas metas, inclusive o setor de logística. Entretanto, é necessário compreender bem o programa e fazer com que todos da empresa comprem a ideia — e para isso é necessário um bom planejamento. Depois disso, a sua implantação ficará bem mais fácil.
Gostou do nosso post? Então aproveite a sua visita em nossa página para assinar nossa newsletter. Dessa forma, receberá todas as atualizações diretamente na sua caixa de entrada!